Nesse texto quero que você entenda o que, de fato, é o emagrecimento: uma jornada. Entendê-lo dessa maneira, é abandonar muitos mitos e pensamentos equivocados sobre tal processo.
Ao perceber que emagrecer é um caminho a ser percorrido, vemos que não é responsável prometer que um problema criado e mantido durante anos, seja resolvido em, por exemplo, 21 dias, como há várias dietas malucas por aí.
Assim, para que a jornada se inicie, é necessário que a pessoa reconheça sua situação e tenha a intenção de mudar, para que dessa forma consiga modificar seu comportamento e se esforçar para mantê-lo com bons hábitos.
Por isso é que nesse processo são meses de tratamento até que o objetivo seja alcançado. Como numa jornada mesmo: é preciso parar, rever estratégias, mudar rotas e reiniciar o trajeto.
Deste modo, não pense que o tratamento acabará. Como a obesidade é um problema crônico, é preciso sempre tratar para que o excesso de gordura não seja a causa de doenças como diabetes, esteatose hepática, doenças cardiovasculares, entre outras.
Portanto, ao entender que a obesidade é uma doença percebemos também que além do tratamento do nutricionista você pode precisar de um acompanhamento psicológico/psiquiátrico.
Contudo, concluo dizendo que a obesidade é de natureza multifatorial, e pode acarretar inúmeros problemas, por isso o tratamento demanda tempo, conscientização e mudanças consistentes que não devem ser impostas do dia para a noite.
Por tudo isso, te aconselho a ter paciência e aproveitar essa jornada!