Esse conceito de “refeição livre” foi emprestado de atletas que usavam dessa estratégia antes dos períodos de competições.
O termo diz respeito a algo parecido como o famoso “dia do lixo”, mas de um modo mais assertivo, já que, nesse caso, é feita apenas uma refeição.
A se tratar da estratégia, não há malefícios em escolher algo que goste para comer dentro de um período da dieta, porém, é muito importante fazê-la de maneira correta caso queira emagrecer.
Um erro muito comum ao se permitir uma refeição livre é deixar com que o processo de emagrecimento gire em torno dessas exceções e acabar por suscitar uma compulsão ou ansiedade até que chegue o sonhado momento de comer o que gosta.
Essa atitude pode te fazer largar a dieta de lado ou até desistir do seu objetivo. Por isso, o melhor a se fazer é seguir alguns passos:
- Faça uma refeição antes de ir para o evento pretendido (assim você sentirá menos fome).
- Se você pensa que “tem que valer o dinheiro”, evite ir a rodízios e buffets livres.
- Peça a quantidade de comida suficiente para uma refeição, de modo que não sobre para mais tarde ou para amanhã.
- Coma com consciência tranquila e não adote atitudes compensatórias como fazer um jejum prolongado no dia seguinte como “detox”.
- Coma devagar, aproveite o momento, deguste a comida e pare quando estiver saciado.
Após aproveitar bem a refeição da sua escolha, apenas volte para sua rotina de exercícios físicos e alimentação, se hidrate e tente se manter na dieta até a próxima escolha.
Dessa forma, será mais fácil se manter na jornada até alcançar seu objetivo, seja ele emagrecimento, hipertrofia ou tratar alguma doença crônica. Um nutricionista, pode te ajudar a planejar melhor suas refeições livres, para que você as aproveite da melhor forma!