Existem várias coisas que envolvem o processo de emagrecimento, como a alimentação, o sono, o exercício físico, a hidratação.
Mas além disso tudo, existe um ponto, que, a meu ver, parece essencial para qualquer dieta dar certo.
Falo a respeito da importância de desenvolver uma mentalidade mais prática, e menos autorreferente no que se refere aos “furos” de uma dieta.
Sair da dieta e chutar o balde.
É comum deixar para começar a dieta na segunda, ir bem até quarta ou quinta, e na sexta já tomar aquela cerveja ou comer aquele bolo do café da tarde. Porém, o problema não está na cerveja ou no bolo que foram os motivos de chutar o balde da dieta. A questão é outra: é o que você faz depois acabar o pedaço de bolo.
Você pensa: “tudo bem, comi esse pedaço de bolo, mas agora continuarei seguindo o plano alimentar” ou “já que hoje é sexta, vou aproveitar o fim de semana e volto para dieta na segunda”.
Geralmente, o que acontece é a segunda opção. Assim, você perde 3 dias em que poderia ter dado o seu melhor para alcançar seu objetivo.
Como voltar para a dieta?
O ponto está aqui: desenvolver a mentalidade de VOLTAR para o objetivo, é uma das coisas mais importantes para de fato conseguir alcançá-lo. Afinal, você não conseguirá se manter constante se em toda oportunidade de comer algo que gosta (novamente, esse não é o problema), decidir largar mão de tudo e esperar uma nova data para recomeçar.
A solução é completamente oposta. Você precisa aprender a recomeçar no minuto seguinte em que acabar a cerveja, a pizza ou o bolo. Assim que se deliciar, é preciso que você compreenda que aquilo foi uma exceção e que está tudo bem voltar para o plano alimentar.
Dessa forma, você vai parar de pensar que perdeu a semana por conta de um furo. E perceberá que dieta é a somatória do contexto.
Não é um pedaço de bolo que atrapalha seus resultados, mas sim, largar a dieta a cada vez que comer um pedaço de bolo.